quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exercício Aula do Dia 20.05.2009


O comportamento que pretendemos alterar é o não ser assíduas às aulas.
Com efeito, propomo-nos a frequentar as aulas todas durante uma semana e a registar numa tabela o nosso comportamento.

Ao invés de optarmos por um auto-reforço, decidimos que seria um hetero-reforço, uma vez que somos um grupo e queremos influenciar-nos positivamente.

Realizaremos uma tabela para cada elemento do grupo e, no final da semana, colocaremos no portfolio a tabela preenchida e a nossa reflexão!




Para desenvolver a dinâmica «Escolhe o teu canto», o grupo juntou-se em grupo, de modo a que pudéssemos estabelecer contacto visual com todos os membros.

Sendo um grupo pequeno – apenas 3 elementos – a dinâmica tornou-se muito fácil de desenvolver e não conseguimos atingir exactamente os objectivos estabelecidos, no entanto tentámos com que os membros do grupo se sentissem pressionados a mudar de opinião através de argumentação.

Com efeito, o primeiro membro do grupo – a Daniela – iniciou a dinâmica com a pergunta: «Praia ou Serra?». A Catarina afirmou que escolhia a praia, uma vez que se identificava mais, gostava do cheiro do mar, gostava de ler na praia, do sol, do calor, das férias… Já a Diana afirmou que preferia a serra porque gostava mais da paisagem, do contacto com a natureza e com os animais. Para esta questão, os argumentos utilizados pelos membros passaram por dizer que a praia no verão está sempre cheia de gente e que na serra se consegue ter mais sossego e atingir um estado mais pleno de contacto com o eu mas também foi dito que a praia traz sempre as memórias da infância e que o cheiro e o barulho das ondas do mar são relaxantes. Contudo, nenhum dos membros do grupo se sentiu influenciado ou pressionado para mudar a sua resposta.

A segunda pergunta foi colocada pela Catarina e foi: «Educação Social ou Educação e Formação de Adultos?». Tanto a Daniela como a Diana optaram por Educação Social, sendo que os argumentos utilizados para reforçar a sua justificação foram muito parecidos. Ambas afirmaram que se identificam mais com Educação Social, por ser mais abrangente, mais dinâmico e por possuir uma forte componente de intervenção. Para tentar influenciar as respostas dos membros, foi dito que Educação e Formação de Adultos está a ter uma forte saída no mercado de trabalho, é uma área em expansão e onde dá para trabalhar diferentes áreas da Educação. Tanto uma como outra admitiram já terem pensado em seguir Educação e Formação de Adultos mas ambas afirmam que onde se vêem, de facto, como profissionais é em Educação Social.

Por fim, a Diana colocou a questão «Gomas ou Chocolate?». A resposta foi unânime – chocolate, embora a Daniela tenha afirmado que foi complicado escolher porque gosta das duas coisas. Os argumentos relacionaram-se com os corantes e conservantes dos dois produtos, sendo que o chocolate negro pode ser comido com mais frequência, uma vez que tem menos açucares e gorduras.

A reflexão que fazemos da dinâmica «Escolhe o teu canto» é que é uma boa ideia para utilizar em grupos de média ou grande dimensão, uma vez que dá para conhecer a personalidade e as ideias dos membros. Permite também que os membros interajam e debatam as suas ideias. O debate e a interacção servem, ainda, para determinar quem são os membros que se sentem mais influenciados pelas ideias dos outros e quem são os membros assertivos.

Em contexto de formação, consideramos que é uma boa dinâmica para utilizar em grupos em que as pessoas sejam menos (in)formadas ou em jovens e idosos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sites com dinâmicas:

- http://www.scribd.com/doc/388944/Dinamicas-de-Grupo

- http://www.formador.com.br/

- http://pjdourados.vilabol.uol.com.br/dinamica.htm


Dinâmicas de Grupo

« O que são?

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Para que servem:

- Para responder a interrogações: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.

As técnicas participativas geram um processo de aprendizagem libertador porque permitem:

1. Desenvolver um processo colectivo de discussão e reflexão.
2. Ampliar o conhecimento individual, colectivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.
3. Possibilita criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução.

Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um carácter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa deve ser utilizada em função de temas específicos, com objectivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais esteja trabalhando
.


Os elementos de uma dinâmica


Objectivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.

Materiais - Recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

Ambiente - Clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam “entrar” no que está sendo proposto.

Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim.

Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara.

Número de participantes: Ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da dinâmica.

Perguntas e conclusões: Que permita resgatar a experiência, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu; o momento da síntese final, dos encaminhamentos, permitem atitudes avaliativas e de encaminhamentos.

Tipos de técnicas/dinâmicas

Técnica quebra gelo

- Ajuda a tirar as tensões do grupo, desinibindo as pessoas para o encontro.
- Pode ser uma brincadeira onde as pessoas se movimentam e se descontraem.
- Resgata e trabalha as experiências de criança.
- São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.

Técnica de apresentação

- Ajuda a apresentar-se uns aos outros. Possibilitando descobrir: quem sou, de onde venho, o que faço, como e onde vivo, o que gosto, sonho, sinto e penso... Sem máscaras e subterfúgios, mas com autenticidade e sem violentar a vontade das pessoas.
Exige diálogo verdadeiro, onde partilho o que posso e quero ao novo grupo.
- São as primeiras informações da minha pessoa.
- Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontracção.
- O momento para a apresentação, motivação e integração. É aconselhável que sejam utilizadas dinâmicas rápidas, de curta duração.

Técnica de integração

- Permite analisar o comportamento pessoal e de grupo. A partir de exercícios bem específicos, que possibilitam partilhar aspectos mais profundos das relações interpessoais do grupo.
- Trabalhar a interacção, comunicação, encontros e desencontros do grupo.
- Ajuda a sermos vistos pelos outros na interacção de grupo e como nos vemos a nós mesmos. O diálogo profundo no lugar da indiferença, discriminação, desprezo, vividos pelos participantes em suas relações.
- Os exercícios interpelam as pessoas a pensar suas atitudes e seu ser em relação.

Técnicas de animação e relaxamento

- Tem como objectivo eliminar as tensões, soltar o corpo, voltar-se para si e dar-se conta da situação em que se encontra, focalizando cansaço, ansiedade, fadigas etc. Elaborando tudo isso para um encontro mais activo e produtivo.
- Estas técnicas facilitam um encontro entre pessoas que se conhecem pouco e quando o clima de grupo é muito frio e impessoal.
- Devem ser usadas quando necessitam romper o ambiente frio e impessoal ou quando se está cansado e necessita retomar uma actividade. Não para preencher algum vazio no encontro ou tempo que sobra.

Técnica de capacitação

- Deve ser usada para trabalhar com pessoas que já possuem alguma prática de animação de grupo.
- Possibilita a revisão, a comunicação e a percepção do que fazem os destinatários, a realidade que os rodeia.
- Amplia a capacidade de escutar e observar.
- Facilita e clareia as atitudes dos animadores para que orientem melhor seu trabalho de grupo, de forma mais clara e livre com os grupos.
- Quando é proposto o tema/conteúdo principal da actividade, devem ser utilizadas dinâmicas que facilitem a reflexão e o aprofundamento; são, geralmente, mais demoradas.

Litúrgicas

- Possibilitam aos participantes uma vivência e uma experiência da mística, do sagrado.
- Facilitam o diálogo com as leituras bíblias, com os participantes e com Deus.
- Ajudam a entrar no clima da verdadeira experiência e não somente a racionalização.»


in http://br.geocities.com/verjulgaragir/dinamicas00.htm


segunda-feira, 25 de maio de 2009

um pouco sobre mim...


Sou a Daniela, tenho 20 anos e sou de Oliveira do Hospital.


Não gosto de falar de mim, porque prefiro que as pessoas me conheçam e criem a sua própria opinião. Mas considero-me simpática, amiga e muito teimosa.


Adoro passear, estar com os amigos e conhecer novas pessoas.


Espero que o nosso portfólio, seja útil para os curiosos sobre dinâmicas de grupo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Diana Rodrigues


Um pouco sobre mim...


Um sonho é uma parte viva do meu Mundo

É a cor do sentimento de qualquer paixão,

É o elo entre a fantasia e a realidade,

mas nada é na Verdade...


Palavras para quê...

se o sentido do destino está no coração,

E a areia do vão que é o pensamento...

está na palma da mão,

onde está escrito desde todo o sempre

Tudo aquilo que ninguém soube até então!


Diana Rodrigues

terça-feira, 19 de maio de 2009