quarta-feira, 27 de maio de 2009



Para desenvolver a dinâmica «Escolhe o teu canto», o grupo juntou-se em grupo, de modo a que pudéssemos estabelecer contacto visual com todos os membros.

Sendo um grupo pequeno – apenas 3 elementos – a dinâmica tornou-se muito fácil de desenvolver e não conseguimos atingir exactamente os objectivos estabelecidos, no entanto tentámos com que os membros do grupo se sentissem pressionados a mudar de opinião através de argumentação.

Com efeito, o primeiro membro do grupo – a Daniela – iniciou a dinâmica com a pergunta: «Praia ou Serra?». A Catarina afirmou que escolhia a praia, uma vez que se identificava mais, gostava do cheiro do mar, gostava de ler na praia, do sol, do calor, das férias… Já a Diana afirmou que preferia a serra porque gostava mais da paisagem, do contacto com a natureza e com os animais. Para esta questão, os argumentos utilizados pelos membros passaram por dizer que a praia no verão está sempre cheia de gente e que na serra se consegue ter mais sossego e atingir um estado mais pleno de contacto com o eu mas também foi dito que a praia traz sempre as memórias da infância e que o cheiro e o barulho das ondas do mar são relaxantes. Contudo, nenhum dos membros do grupo se sentiu influenciado ou pressionado para mudar a sua resposta.

A segunda pergunta foi colocada pela Catarina e foi: «Educação Social ou Educação e Formação de Adultos?». Tanto a Daniela como a Diana optaram por Educação Social, sendo que os argumentos utilizados para reforçar a sua justificação foram muito parecidos. Ambas afirmaram que se identificam mais com Educação Social, por ser mais abrangente, mais dinâmico e por possuir uma forte componente de intervenção. Para tentar influenciar as respostas dos membros, foi dito que Educação e Formação de Adultos está a ter uma forte saída no mercado de trabalho, é uma área em expansão e onde dá para trabalhar diferentes áreas da Educação. Tanto uma como outra admitiram já terem pensado em seguir Educação e Formação de Adultos mas ambas afirmam que onde se vêem, de facto, como profissionais é em Educação Social.

Por fim, a Diana colocou a questão «Gomas ou Chocolate?». A resposta foi unânime – chocolate, embora a Daniela tenha afirmado que foi complicado escolher porque gosta das duas coisas. Os argumentos relacionaram-se com os corantes e conservantes dos dois produtos, sendo que o chocolate negro pode ser comido com mais frequência, uma vez que tem menos açucares e gorduras.

A reflexão que fazemos da dinâmica «Escolhe o teu canto» é que é uma boa ideia para utilizar em grupos de média ou grande dimensão, uma vez que dá para conhecer a personalidade e as ideias dos membros. Permite também que os membros interajam e debatam as suas ideias. O debate e a interacção servem, ainda, para determinar quem são os membros que se sentem mais influenciados pelas ideias dos outros e quem são os membros assertivos.

Em contexto de formação, consideramos que é uma boa dinâmica para utilizar em grupos em que as pessoas sejam menos (in)formadas ou em jovens e idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário