domingo, 5 de julho de 2009

Exercício de Estilos de Comunicação - Catarina Almeida




1. Digo muitas vezes sim, quando no fundo queria dizer não. V

2. Defendo os meus direitos sem atentar contra os direitos dos outros. V

3. Se não conheço bem uma pessoa, prefiro fingir aquilo que penso/sinto. F

4. Sou a maior parte das vezes autoritário. V

5. Geralmente é mais fácil actuar por intermédio de outra pessoa do que directamente. F

6. Não receio criticar os outros e dizer-lhes aquilo que penso. V

7. Não ouso recusar tarefas que não fazem parte das minhas atribuições. V

8. Não receio manifestar a minha opinião perante interlocutores hostis. F

9. Quando há debate prefiro retirar-me e “ver no que a coisa dá”. F

10. Várias vezes me censuram de ter “espírito de contradição” F

11. Tenho dificuldade em escutar os outros. F

12. Faço o possível para ficar no “segredo dos deuses”. F

13. Consideram-me, em geral, bastante habilidoso nas relações com os outros. F

14. Mantenho relações assentes na confiança e não na dominação ou calculismo. V

15. Em geral não peço ajuda, pois podem pensar que não sou competente. F

16. Sinto-me inibido quando tenho que realizar uma acção pouco habitual. F

17. Dizem que não sei defender os meus direitos. F

18. Sinto-me à vontade nas relações nas relações face a face. V

19. Faço “fitas” muitas vezes; é a melhor maneira de obter o que quero. F

20. Sou um “fala-barato” e corto a palavra a outros sem me dar conta. F

21. Sou ambicioso, por isso avanço “em força” para os meus objectivos. F

22. Em geral, sei como devo relacionar-me para alcançar os meus objectivos. V

23. Perante desacordos, procuro compromissos realistas na base de interesses mútuos. V

24. Prefiro “pôr as cartas na mesa”. V

25. Tenho tendência para deixar para mais tarde o que tenho que fazer. V

26. Deixo muitas vezes um trabalho por acabar. F

27. Em geral mostro aquilo que sou. V

28. É preciso muita coisa para me intimidarem. V

29. Meter medo aos outros pode ser um meio de garantir poder. F

30. Quando “me levam à certa”, na próxima é a minha vez. F

31. Quando se critica alguém é muito fácil censurar as contradições dessa pessoa. V

32. Sei tirar partido do sistema (leis e regras). V

33. Sou capaz de ser eu próprio, continuando a ser aceite. V

34. Quando não estou de acordo, sei dizê-lo com calma e clareza. V

35. Tenho a preocupação de não incomodar os outros. F

36. Tenho dificuldade em tomar decisões. F

37. Não gosto de ser a única pessoa dentro de um grupo a pensar de determinada maneira; prefiro, nesse caso, retirar-me. F

38. Não tenho receio de falar em público. V

39. A vida é uma “selva”. V

40. Não tenho nenhum receio de enfrentar desafios perigosos e arriscados. V

41. Criar conflitos pode ser mais eficaz que reduzir tensões. F

42. A franqueza é uma boa maneira de ganharmos confiança nas relações com os outros. V

43. Sei escutar e não corto a palavra aos outros. V

44. Levo até ao fim o que decidi fazer. V

45. Não tenho receio de exprimir os meus sentimentos tal como os sinto. V

46. Tenho jeito para “levar as pessoas” e impor as minhas ideias. V

47. O elogio é um bom meio de se obter o que se pretende. V

48. Tenho dificuldade no controle do tempo quando uso a palavra. F

49. Sei utilizar bem a ironia mordaz. V

50. Tenho tendência a deixar-me explorar um pouco. F

51. Gosto mais de observar do que de participar. F

52. Gosto mais de estar na “geral” do que na “primeira fila”. F

53. O segredo não é a “alma do negócio”. F

54. Não é necessário anunciar depressa demais as nossas intenções. V

55. Choco muitas vezes as pessoas com as minhas atitudes. F

56. Prefiro ser “lobo” do que ser cordeiro. V

57. “Dar a volta” aos outros é muitas vezes a melhor forma de obter o que queremos. F

58. Sei, em geral, protestar sem agressividade excessiva. V

59. Regra geral procuro evitar problemas. F

60. Não gosto de “ser mal visto”. V


Resultados:


Passivo - 4 pontos

Agressivo - 7

Manipulador - 7

Assertivo - 13


Não fiquei surpreendida com o meu estilo de comunicação. Na verdade, nas afirmações que conduzem ao estilo de comunicação assertivo não tive qualquer dúvida em colocar como verdadeiro, uma vez que me revejo precisamente neste estilo de comunicação.

Em relação à forma como os outros me vêem, estabelecendo um paralelismo com a Janela de Johari, acho que não há duvidas também que os outros me vêem como uma pessoa assertiva.

1 comentário:

  1. sou psicóloga e estou realizando um trabalho voltado para adolescentes de 5º a0 9º ano, trata-se de um trabalho semanal com as turmas achei estas dinamicas muito interessantes e poderão ajudar-me bastante. Se possível postarem mais dinâmicas com voltadas a falta de limites, sexualidade, baixa auto-estima meu e-mail é rogeriaferrari@hotmail.com.
    Boa noite e obrigada

    ResponderEliminar