terça-feira, 7 de julho de 2009

Reflexão final

O portfólio realizado para a unidade curricular de Dinâmicas de Grupo, teve como principal objectivo promover competências-chave de interrelacionamento grupal, constituindo-se como meta a concretização de um conjunto ordenado de tarefas. Ao longo da realização do portfólio, tomámos consciência das várias condicionantes que levam um grupo a ter comportamentos de coesão, tais como a comunicação interpessoal que, no nosso grupo, obteve um importante papel na organização de tarefas e na realização das dinâmicas; um feedback positivo na orientação dentro do grupo e fora dele; a ausência de conflitos que desmotivassem o trabalho em equipa; e o papel de todos os elementos como dinamizadores na ausência de um líder interno, sendo que, ocasionalmente, o nosso líder de grupo foram os elementos de outros grupos. Assim, numa base informal e num clima de calma e clareza, procuramos desenvolver as tarefas o melhor possível, envolvendo-nos e ajudando-nos mutuamente na existência de eventuais dificuldades.

Uma comunicação fluida foi a chave do nosso entendimento enquanto grupo de trabalho, notando-se uma evolução a este nível à medida que se iam colocando as dificuldades favoráveis ao conflito. Notou-se, também, uma evolução positiva ao nível da interajuda e da tolerância num sentido geral, afirmando e favorecendo a cooperação entre os elementos do grupo. Podemos, desta forma, fazer uma avaliação final positiva do nosso trabalho pois, para além de conseguirmos atingir os objectivos propostos, evoluímos e aperfeiçoamos competências interrelacionais essenciais ao nosso futuro trabalho enquanto profissionais de Ciências da Educação, para além de nos enaltecer valores pessoais nas relações com o outro.

No final do portfólio concluído, é altura do grupo se desmembrar e de terminar depois de ter concluído o seu objectivo de trabalho, podendo, eventualmente, voltar a ser formado aquando da concretização de outros trabalhos. No entanto, a amizade continua e com ela o grupo mantém-se em outros contextos informais.

Sem comentários:

Enviar um comentário