quinta-feira, 2 de julho de 2009

JaNeLa de JOHARI

A janela de Johari, criada por Joseph Luft e Harry Ingham nos anos 50, é um intrumento de trabalho para grupos, utilizado com o objectivo de proporcionar o conhecimento interpessoal e pessoal dos participantes, permitindo, desta forma, melhorar a relação grupal. Esta técnica permite que os elementos do grupo se conheçam melhor entre si, e que cada elemento se conheça melhor a si próprio aquando da expansão da sua área cega através do feedback dos colegas.

- A nossa Janela de Johari -

A janela de Daniela

ARENA: " A minha alcunha é dani; sou estudante de CE; não tenho namorado; tenho 20 anos."

MANCHA CEGA: " Amiga dos amigos; sociável; pensativa; generosa; divertida."

FACHADA: " Teimosa; simpática; meiga."

Reflexão pessoal de Daniela: A Janela de Johari ajudou-me a conhecer, uma faceta que não tinha conhecimento, nomeadamente o facto de ser pensativa. De uma forma geral, posso afirmar que o meu grupo me conhece bem. A Janela é bastante curiosa e divertida visto, que permite verificar qual é a nossa área dominante. Encontrei dificuldades em descrever a zona da fachada.

A Janela de Diana

ARENA: " Sou a Diana; tenho 21 anos; estudante; com namorado; divertida e simpática"

MANCHA CEGA: " solidária; altruísta; amiga dos amigos; sincera"

FACHADA: "observadora; sonhadora; meiga; criativa"

Reflexão pessoal de Diana: Identifiquei-me com todas as caracteristicas que as minhas colegas identificaram em mim, embora não estivesse á espera que noameassem o facto de ser solidária e altruísta, pois são caracteristicas minhas que julguei não serem tão nitidas ou visiveis para as pessoas que me conhecem.

A janela de Catarina

ARENA: "Catarina; 21 anos; coimbra; CE; estudante; com namorado"

MANCHA CEGA: " Sincera; sociável; observadora; confiante"

FACHADA: " Crítica; simpática"

Reflexão pessoal de Catarina: Achei curioso as caracteristicas que me "encontraram", em especial a "confiante" e também achei engraçado não terem colocado "crítica" porque sei que é uma caracteristica que toda a gente reconhece em mim.

Reflexão do grupo: No geral, acabou por não ser de todo surpreendente para nós as caracteristicas que encontrámos umas nas outras pelo facto de já sermos colegas e amigas há praticamente três anos consecutivos. Contúdo, esta dinâmica foi produtiva, pois proporcionou um momento de descontracção e reflexão sobre nós próprias. Fez-nos pensar sobre a forma como nos vemos e como os outros nos vêem, havendo sempre surpresas em relação áquilo que os outros pensam de nós. Para além disso, é pouco comum, no dia-a-dia, optar-se por referir os pontos positivos das pessoas que nos rodeiam e de quem gostamos, preferindo enaltecer falhas e caracteristicas negativas. Por isso, na maior parte das vezes, mesmo que se trate dos nossos amigos, desconhecemos caracteristicas e factos em nós que eles apreciem e dêem valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário