sábado, 6 de junho de 2009

Dinâmica "O feitiço"

Para a realização desta dinâmica, necessitámos apenas de papel, caneta e boa disposição. A dinâmica consistia em escrever num pequeno papel, cada elemento do grupo, uma acção que gostaria que um dos colegas realizasse para mostrar ao grupo, como por exemplo imitar um cão, ou imitar o papa enquanto dá uma missa aos crentes cristãos, entre outras acções que surgissem à ideia. Depois de cada elemento do grupo ter escrito num papel a acção que escolhera, o facilitador (que neste caso erámos nós) pedia para que cada elemento realizasse a própria acção que tinha escolhido em vez do seu colega de grupo, "virando-se o feitço contra o feitiçeiro".

Realizámos esta dinâmica em espaço aberto. A Catariana escolheu na sua acção imitar um macaco, a Daniela escolheu imitar uma estátua e a Diana escolheu mandar um piropo a alguém que estivesse no pátio. Depois de escolhida a acção, cada uma teve de concretizar aquilo que tinha escrito no papel. (fotos)



O objectivo desta dinâmica é precisamente criar boa disposição no grupo e proximidade através da brincadeira. É também um exercício que demonstra o que acontece em muitos grupos pelo facto das pessoas muitas vezes desejarem ao outro algo que não desejariam a elas próprias, verificando-se aqui uma questão moral que pode ser trabalhada em diversos tipos de contextos e grupos, incluindo crianças, jovens, grupos de formação de adultos, idosos, entre outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário