quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo da 6ªaula 25/03/09

Nesta aula debatemos o facto das dinâmicas de grupo proporcionarem a criação de um ambiente divertido; ajudarem a conhecer e ultrapassar barreiras interpessoais e sobretudo pelo facto de se puderem usar para criar um ambiente de aprendizagem de envolvimento e experiência pessoal.
Sendo assim ficámos a conhecer as diversas dinâmicas de/em grupo tais como as de apresentação/ quebra gelo; comunicação; assertividade; concentração; confiança; liderança; cooperação; sentimentos; resolucão de problemas; tomada de decisão entre outras. Devemos assim saber que se deve adequar a dinâmica ao grupo com quem se trabalha.
De seguida, ficámos a conhecer duas dinâmicas “ O feitiço virou-se contra o feiticeiro” e a “Historinha clínica”.
Abordámos os elementos para a planificação de uma dinâmica de grupo: conteúdo, recursos, estrutura/procedimentos, sequência de actividades dos participantes, complexidade, exequibilidade e mensagem mas também se deve fazer uma avaliação/ debate da dinâmica e da sua mensagem.
Em suma, as dinâmicas de grupo podem ser um recurso educativo, sendo assim encaradas pelo facilitador como uma técnica; nunca devemos ser facilitadores de uma dinâmica sem a executar primeiro; também não podemos alterar as regras e nunca devemos deixar um grupo sair de uma dinâmica sem levar consigo uma mensagem.
Concluímos assim que como afirmava Platão “Pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que num ano de conversa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário