quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo da 8ªaula 15/04/09

Nesta aula debatemos o facto de as dinâmicas de grupo se basearem bastante na simulação de situações, papéis, contextos de vida, tarefas, problemas e conflitos.
Analisámos de novo a metáfora voo dos ganzos, que nos ajudar a compreender melhor as características de um grupo.
De seguida abordámos o tema Liderança, destacando os estilos de liderança nomeadamente a permissiva, autoritária e democrática. O estilo de liderança vai causar impacto no clima do grupo ( conflitos, satisfação, cooperação); nos padrões de comportamento (passivo, agressivo, manipulador e assertivo) e na produtividade (qualidade, quantidade).
Os conflitos podem ser intrapessoais (atracção-atracção, atracção-repulsão, repulsão-repulsão); interpessoais ( diferenças individuais, limitação de recursos e diferenciação de papéis) ou organizacionais (interesses das partes, necessidades e pontos de vista diferentes). Para analisar o conflito devemos ter em conta a sua natureza (interpretação de factos, causas e origens, desacordo nos objectivos ou nos métodos); factores subjacentes ( informação, percepção, estatuto, personalidade); estágio de evolução (incubação, consciencialização, disputa e eclosão).

Sem comentários:

Enviar um comentário