quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo da 2ªaula 25/02/09

As dinâmicas de grupo não valem por si só , também cabe ao facilitador explicar a dinâmica, averiguar se todos pretendem participar e motivar o grupo. Nesta aula demos especial destaque aos passos que o facilitador deve seguir quando procede à apresentação de uma dinâmica: motivação; apresentação; (voluntários) da participação e garantir papéis para todos ( mesmo para os que já participaram na dinâmica).
Nesta aula realizámos uma dinâmica, denominada o “Eu positivo”, com o intuito de se conhecerem melhor os formandos, na medida em que esta dinâmica pode ser considerada de apresentação, quebra gelo e descontração.
Na relação interpessoal temos de satisfazer as necessidades socias, que segundo Weiss ( 1986) são: o reforço do valor; a vinculação; a confiança; a aliança; a orientação; a oportunidade de cuidar e a aceitação.
Por sua vez, a relação pedagógica é o bem necessário à mudança e à aprendizagem auto-iniciada, significativa e experimental. Segundo Carl Rogers, as características essenciais da relação pedagógica são a autenticidade, congruência, compreensão empática e aceitação incondicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário