quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo da 1ªaula 18/02/09

Nesta aula foi-nos apresentado o programa e objectivo da disciplina Dinâmicas de Grupo. Esta unidade curricular visa proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos sobre dinâmica grupal, bem como o desenvolvimento de competências de actuação como facilitadores de grupo.
Abordámos os três grandes eixos temáticos de dinâmicas de grupo: dinâmica nos grupos ( tranformação e mudança dos grupos já existentes); dinâmica para grupos ( visam a formação de grupos) e dinâmica dos grupos ( dinâmica própria dos grupos).
Sabemos que as dinâmicas variam na sua aplicabilidade, tendo como unidade de trabalho o grupo (interacção grupal).
Kurt Lewin, em 1944 , é considerado o pai da dinâmica, alegando que um grupo é um espaço relacional de existência, interdependência e contemporaneidade de participação, coesão, resistente à mudança, com pressão social e mudança.
De seguida, realizámos um pré-teste para averiguar alguns conhecimentos após o primeiro contacto com o programa. Este pré-teste era constituído por 17 questões, que de uma forma geral abordavam a matéria que iria ser lecionada ao longo da unidade curricular. Na nossa opinião este pré-teste, foi bastante útil, visto que permitiu um contacto prático com a matéria que iria ser abordada deixando desde logo algumas ideias acerca dela com o debate final nas questões que levantaram mais dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário