quarta-feira, 17 de junho de 2009

Resumo da 3ªaula 04/03/09

Nesta aula abordámos os Padrões de comportamento e de comunicação na relação educativa e nos grupos sendo eles o passivo, manipulador, agressivo e assertivo. O padrão de comunicação mais adequado para se gerirem dinâmicas de grupo é o assertivo. Apesar do padrão de comportamento e comunicação poder mudar de acordo com o grupo com que se trabalha.
No processo de comunicação os formandos devem ser tratados como indivíduos, o facilitador deve motivar envolvendo os formandos, dar feedback e manter a auto-estima.
De seguida realizámos um exercicío de auto-diagnóstico para que cada um averiguasse o seu próprio estilo de comunicação.
O tema que abordámos após o exercício de auto-diagnóstico foi o auto-conhecimento nas relações interpessoais, destacando a Janela de Johari, construída por dois psicólogos nos anos 50.
A janela de Joary é constituída por quatro partes a arena ( conhecido pelo eu e pelos outros); a mancha cega ( conhecido pelos outros e não pelo eu); a fachada ( conhecido pelo eu e não conhecido pelos outros) e o desconhecido ( que não é conhecido pelos outros nem pelo eu). Quando a janela possuí como parte maior a arena temos o comunicador ideal; quando é a mancha cega denomina-se matraca-realejo; por sua vez quando é o deconhecido chama-se de tartaruga e por último quando é a fachada temos um entrevistador.
Em dinâmicas de grupo, pretendemos diminuir a mancha cega e o desconhecido aumentando a fachada e a arena. Cada um de nós é considerado uma janela possuíndo uma área dominante mas também um pouco das outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário